terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Motoristas do Banco Traseiro

Bactérias que vivem em nosso corpo podem ter dado uma ajuda na evolução

Carrie Arnold
Photo Researchers, Inc.
Somos um: biólogos dizem que micróbios intestinais comuns como os Bacteroides fragilis podem ser tão importantes quanto nossos genes.
O corpo humano abriga pelo menos dez vezes mais células de bactérias que células humanas. Conhecidas coletivamente como microbioma, essa comunidade pode desempenhar um papel importante na regulação do risco de obesidade, asma e alergias. Agora, alguns pesquisadores se perguntam se o microbioma pode ter participado em um processo ainda mais crucial: a seleção de parceiros e, em última análise, a evolução.

A melhor evidência de que o microbioma pode desempenhar esse papel crítico vem de estudos de insetos. Um experimento de 2010 liderado por Eugene Rosenberg, da Universidade de Tel Aviv, descobriu que criar a mosca-das-frutas Drosophila pseudoobscura com dietas diferentes alterou a seleção de parceiros: as moscas se acasalavam com outras da mesma dieta.

Uma dose de antibióticos aboliu essas preferências – as moscas voltaram a se acasalar sem levar em conta a dieta –, sugerindo que a alteração dos microrganismos intestinais provocada pela dieta, e não só a dieta, levou à mudança.

Para determinar se os microrganismos intestinais poderiam afetar a longevidade de um organismo e sua capacidade de reproduzir, Seth Bordenstein, geneticista da Vanderbilt University, e seus colegas administraram o antibiótico rifampicina a cupins Zootermopsis angusticollis e Reticulitermes flavipes. O estudo, publicado em julho de 2011 na Applied and Environmental Microbiology, descobriu que os cupins tratados com antibiótico mostraram uma diversidade reduzida em suas bactérias intestinais e produziram um número muito menor de ovos. Bordenstein argumenta que a redução de certos microrganismos benéficos, alguns dos quais ajudam na digestão e na absorção de nutrientes, deixou os cupins desnutridos, menos capazes de produzir ovos. Estes estudos fazem parte de um crescente consenso entre biólogos evolutivos que não se pode mais separar os genes de um organismo dos de suas bactérias simbióticas. Todos fazem parte de um único “hologenoma”.

“Houve um longo histórico de separar a microbiologia da botânica e zoologia, mas todos os animais e plantas têm milhões ou bilhões de microrganismos associados”, explica Rosenberg. “Você deve observar o hologenoma para entender um animal ou planta.” Em outras palavras, as forças da seleção natural pressionam uma planta ou animal e sua gama completa de microrganismos. Apoiando essa ideia, Bordenstein mostrou que quanto menor a distância evolutiva entre certas espécies de vespas, maiores as semelhanças em sua microflora.

Pesquisadores acreditam que o microbioma também é essencial para a evolução humana. “Dada a importância do microbioma para as adaptações humanas como a digestão, o cheiro e o sistema imunológico, parece muito provável que esse sistema tenha tido efeito sobre a especiação”, avalia Bordenstein. “Sem dúvida, a microbiota é tão importante quanto os genes.” 
 
Fonte: Scientific American

32 comentários:

  1. Achei esse post interessante, não sabia que a enorme quantidade de células de bactérias do nosso corpo era 10 vezes mais que a a células humanas. Em relação a separação dos campos da biologia de forma mais especifica: zoologia, botânica, microbiologia, etc. Surge a questão de agregar vários conhecimentos serão cruciais, o estudo da vida de qualquer ser, deve ser multidisciplinar. Não dá pra conhecer por exemplo, uma especie X de planta, sem saber as relações ecológicas que a mesma possui com os outros organismos.

    ResponderExcluir
  2. A informação sobre o número de células bacterianas ser maior que o número de células do corpo realmente impressiona. Mas devemos nos lembrar que bactérias nem sempre são maléficas. Muitas e muitas são de suma importância para o funcionamento físico, estão em praticamente todas as partes do corpor auxiliando na execução das diversas atividades celulares. A questão é que sempre relacionamos as bactérias a alguma doença, ou seja, a alguma ação maléfica, e talvez por isso a estranhesa quanto ao número delas.
    Sobre sua relação com a reprodução, acredito ser evidente que, já que as bactérias estão presentes em todo corpo auxiliando nas "tarefas", seria impossível não causar algum tipo de interferência quando seu número for reduzido. Muitas das atividades não seriam completas e daí vem o resultado da redução do número de ovos do experimento com os cupins. Esta questão também é mais uma demonstração da importância da presença das bactérias, mas não vejo como uma evidência da evolução. Como o próprio texto ressalta com o "PROVÁVEL", é apenas mais uma das suposições que existem sobre essa teoria.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Iza quando ela diz que na maioria das vezes achamos que as bactérias são maléficas porque relacionamos as mesmas á alguma doença, mais esses seres procariontes são essenciais para a manutenção da vida do nosso planeta e do equilíbrio dos ecossistemas,a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos.
    Além disso,as bactérias são muito importantes para o nosso organismo. Acho que as bactérias podem ter ajudado sim "de um certa forma" na evolução,pela sua enorme distribuição e pelo tempo de vivência em nosso planeta, além de serem essenciais no equilíbrio dos ecossistemas.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é assustador o número de células bacterianas! Concordando com o que já foi citado acima por Iza e Luana: Quando se fala em bacterias vem logo em nossa mente, DOENÇA. Mas devemo lembrar que esses seres procariontes foram e são essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, afinal eles foramos primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre.

    Microbioma Humano
    de São Paulo

    Dr. Drauzio Varella

    Nos últimos cinco anos, tem sido demonstrado que o microbioma exerce papel importante em doenças cardiovasculares, esclerose múltipla, diabetes, infecções por germes patogênicos, doenças inflamatórias, como a doença de Crohn, que acomete os intestinos, processos autoimunes, como a asma, e até no autismo.
    O caso do diabetes é especialmente ilustrativo. Pessoas com obesidade grave e diabetes submetidas a uma cirurgia conhecida como Y de Roux, na qual o intestino sofre um curto-circuito para reduzir a capacidade de absorção de nutrientes, perdem de 20 a 30% do peso corpóreo. O mais impressionante, entretanto, é que em cerca de 80% delas o diabetes desaparece em dias.
    Diversas evidências sugerem que o Y de Roux facilita o aparecimento de bactérias que liberam fatores capazes de interferir com o controle da sensibilidade à insulina, mecanismo defeituoso nos que sofrem da doença.
    A visão de que os germes são inimigos a ser combatidos, num mundo cada vez mais higiênico e estéril, pertence ao passado. Precisamos deles para sobreviver tanto quanto eles dependem de nós.
    No futuro, manipularemos o compartimento bacteriano de nosso ecossistema, para tratar de enfermidades de forma personalizada. Infelizmente, os iogurtes disponíveis nos supermercados estão longe de cumprir essa tarefa.

    Então o que pode-se perceber é que, aquilo que antes considerávamos maléficos a nossa saúde, servirá daqui a alguns anos para trtarmos de enfermidades. E não vejo tanto como um evidência da evoluçã, pois como aborda o subtítulo do texto " podem ter dado uma ajuda na evolução".

    ResponderExcluir
  5. A informação do texto é muito interessante, para termos conhecimento do numero de células bacterianas existentes em nosso corpo. A maioria dos seres humanos tem em mente, que as bactérias são criaturas invisíveis, nocivas e principalmente associadas a várias doenças. Mas elas são de suma importância trazendo benefícios para os mesmos. Essa relação das bactérias com os seres humanos, torna-se importante, uma vez que precisamos das bactérias para sobreviver.

    ResponderExcluir
  6. O trabalho realizado com a Drosophila confirmou a hipótese que a dieta dos organismos está intimamente ligada às bactérias que existem no trato intestinal. Com o estudo, percebesse que os organismos mudam, nesse caso, de dieta e preferência sexual, (usando este exemplo na natureza) sabemos que as mudanças do ambiente afetam as populações, e que ao mudar de dieta o organismo mudaria provavelmente de nicho favorecendo ao fluxo gênico entre outras questões correlacionadas, sendo assim é mais fácil acreditar que uma simples mudança de hábito alimentar pode interferir mudando todo o conjunto anterior, e quando se pensa nesse todo ao longo de vários anos, vejo a possibilidade deste fator representar mais uma evidência da Evolução baseada na seleção natura.

    Leonésia Leandro, 6º período.

    Leonésia Leandro, 6º período.

    ResponderExcluir
  7. Como é assustador saber a quantidade de bactérias que existe no nosso corpo! Mas é satisfatório saber que não são todas maléficas, algumas são de grande importância em controle de algumas doenças. Acredito que a divisão da microbiologia, os estudos ficam direcionados especificamente a dedicação exclusiva a cada área, não esquecendo que a botânica quanto a zoologia estão associadas as plantas e os animais com bilhões microrganismos. E Bodenstein afirma a importância a microbiota é tão importante quanto os genes, como foi gratificante essa descoberta para a evolução das espécies.


    Rita de Cássia, 7º período.

    ResponderExcluir
  8. Cada vez mais estamos sendo surpreendidos pelos avanços da ciência e pelas novas formas de descobertas e como isto vem nos ajudando. É muito espantoso saber que temos em nosso corpo mais células de bactérias que células humanas e que elas estão nos ajudando a resolver certos problemas de saúde. Até então eram conhecidas como nossas inimigas e se transformam, de repente, em nossas aliadas. Graças aos avanços científicos e as novas experiências podemos estar mais tranquilos quanto ao assunto: bactérias. Como elas participaram até da evolução, elas são muito poderosas e merecem maior atenção.

    João Lima 7° período

    ResponderExcluir
  9. Olá colegas!!!

    Achei de suma importância essa interação entre os colegas a respeito da EVOLUÇÃO cujo tema aqui abordado sobre: "Bactérias que vivem em nosso corpo podem ter dado uma ajuda na evolução". Uma vez que podemos discutir os conteúdos trabalhados em sala de aula e assim discutirmos de uma forma abrangente. Concordo com você João quando discorre que temos em nosso corpo mais células de bactérias que células humanas, fator muito importante uma vez que contribui de certa forma para ajudar a população que sofre com problemas de obesidade, asma e alergias.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito da informação não sabia que em nosso corpo existe mais bactérias do que células humanas, muito importante, pois por meio dessa podemos está tentando nos proteger e ainda mais sabendo que nem todas as bactérias são maléfica, pois algumas influenciam no controle de algumas doenças. É essencial sabermos que grande parte das bactérias são fundamentais em nosso corpo pelo motivo de elas ajudarem na proteção contra alguma doença mesmo ela sendo vista apenas como uma coisa que prejudica o ser humano pela maioria das pessoas.

    ResponderExcluir
  11. É uma imformação relevante para a poulação e não totalmente maléfica segundo estudos realizados por Drº Draúzio, as bactérias esses seres de tamanho tão insignificante, conseguem interferir de forma decisiva não só na vida humana, mas em toda a ecologia do planeta. Elas surgiram assim que a Terra se resfriou há 4,4 bilhões de anos e estão aí até hoje. Durante muito tempo, cerca de três bilhões de anos, só existiam em nosso planeta seres unicelulares, isto é, os formados por uma única célula. Os multicelulares, que deram origem aos animais, plantas e aos seres humanos, surgiram entre 600 milhões e um bilhão de anos atrás.
    Sabe-se, hoje, que metade da biomassa terrestre, ou seja, metade da soma das massas de todos os seres vivos existentes na Terra, é constituída por seres unicelulares. As bactérias representam, então, o maior exemplo de sucesso ecológico na história da vida desse planeta.Sendo assim, as informações contidas no referido texto só vem acrescentar conhecimentos importantes.


    O número de bactérias que nos colonizam, especialmente na pele e no trato digestivo, é muito superior ao número de células que constituem nosso corpo e sua diversidade é tanta que só conhecemos mais ou menos 50% delas, pois as demais nunca foram cultivadas.

    ResponderExcluir
  12. É, esse mundo microscópico é incrível! É difícil imaginar que o nosso corpo abrigue essa quantidade de bactérias. Fico feliz em saber que elas realizam funções importantes para nós.
    Sobre terem participado da evolução, acho que necessita de muitas provas para que se possa acreditar nisso.

    ResponderExcluir
  13. Esse texto sobre "Bactérias que vivem em nosso corpo podem ter dado uma ajuda na evolução", trás informações interesantes, como diz a colega cintia pereira eu concordo quando ela diz que não sabia que a enorme quantidade de células de bactérias do nosso corpo era 10 vezes mais que as células humanas. Pois, com base no meu raciocinio eu pensava que as bactérias eram maléficas e causavam doenças para os seres humanos, mas com a leitura desse post pude perceber que não é bem assim, porem existem bactérias que são importantes e que serviram para ajudar no estudo da evolução.

    ResponderExcluir
  14. Achei incrível quando o texto cita sobre a capacidade de que microbiomas são essenciais para a evolução humana. Em nossa visão leiga sobre os fatores que contribuíram para esse fenômeno jamais imaginamos que as bactérias poderiam influenciar na evolução dos seres. O fato de que o corpo humano abriga pelo menos dez vezes mais células de bactérias do que células humana nos assusta, pois só se pensa que as bactérias só poderiam trazer coisas ruins e como citado no texto a redução de certos microrganismos benéficos trouxe complicações na reprodução e dessa forma alterando o crescimento das espécie e a seleção natural dos mesmos.

    Luana Carvalho - 6º período

    ResponderExcluir
  15. O texto é bem interessante principalmente quando cita as várias influências das bactérias no nosso corpo e na evolução do ser humano. Acredito que a maioria das pessoas tem uma visão diferente sobre as bactérias, pois, a maioria quando ouve falar em bactéria as associa a causa de doenças mais como o texto traz elas podem regular as doenças e não as causar. Além disso, a falta dessas bactérias pode trazer complicações.
    Samuel Alves 7º período.

    ResponderExcluir
  16. Post interessante, fiquei impressionada com a quantidade de bactérias existentes em nosso corpo. Em ecologia aprendemos uma teoria conhecida por isolinha zero, que descreve a relação entre a proporção de mortalidade x natalidade, por isso quanto menor o número de natalidade menor será suas possíveis contribuições ao ser que elas proliferam. Quanto a sua relação com a evolução... hum... não tenho certeza.

    ResponderExcluir
  17. A defesa dos valores da biodiversidade pelos serviços ecossistêmicos que beneficiam o bem-estar e a saúde do homem, comprovam o valor desse enorme acervo de diversidade genética que tem prestado valores ao homem em reconhecer que ele não é a única espécie viva que tem direito à vida, com o reconhecimento do valor intrínseco que a biodiversidade tem. Também tem uma importância ambiental que cria condições para que novas espécies colonizem certos ambientes e serem utilizadas em fabricas.

    ResponderExcluir
  18. Se as bactérias foram os primeiros organismos terrestres, acredito que elas podem sim evoluir ao longo do tempo, contribuindo para a evolução do ser humano. Na minha concepção o corpo humano é “uma máquina perfeita” que estabelece relações simbióticas em diversas situações. É empiricamente comprovado que não podemos sobreviver sem bactérias, além disso, os benefícios desses organismos para vida humana são visivelmente notórios, principalmente na produção de alimentos.

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca imaginei que nosso corpo abrigasse tantas células de bactérias como foi descrito no texto.A vantagem é que nem toda bactéria é prejudicial ao nosso organismo.Achei interessante a percepção do estudo que mostra que não se pode separar os genes de um organismo de suas bactérias simbióticas,enfatizando assim a importância das mesmas.O interessante é perceber a diversidade de elementos que envolvem a evolução. Demonstrando assim que estamos em constantemente evolução.

    Entendo o que é microbioma:

    MICROBIOMA HUMANO
    O microbioma é a totalidade dos micróbios e seus elementos genéticos, e as interações ambientais em um contexto particular, nesse caso, o corpo humano. O ser humano tem trilhões de bactérias e vírus distribuídos em várias partes do corpo.
    Fonte: www.veja.abril.com.br acesso em 02/03/2013.

    Iara Dantas 6º período CCINAT SB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante notar como as bactérias de total importância para vida na terra em diversos organismos, uma vez que quando falamos em bactérias sempre vem em mente doenças, mas como texto nos informou elas não só podem viver harmonicamente com nosso organismo, mas tambem como aliadas em muitas das funções fisiológicas, sendo peças fundamentais para adaptação no processo de evolução de muitos organismos!

      Excluir
    2. É notório que este texto trouxe informações importantíssimas para nosso conhecimento, pois através dele pude perceber que o nosso corpo abriga mais células de bactérias que de corpo humano isso é realmente espantoso. Outro ponto positivo é que deixa bem claro que nem todas as bactérias são prejudiciais ao corpo humano, tornando se essenciais e quem sabe contribuindo para o processo de evolução.

      Excluir
  20. Jair.

    O texto é legal, mostra um experimento em que a população é dividida em duas e submetidas a duas dietas diferentes alterando a seleção de parceiros quando colocadas novamente juntas em uma única comunidade: as moscas se acasalavam com outras da mesma dieta. Porém, ao serem submetidas à uma dose de antibióticos as Drosophilas voltaram a se acasalar normalmente, sugerindo que a alteração de microrganismos intestinais levou à mudança.

    ResponderExcluir
  21. Nossa! É impressionante a quantidade de bactéria existente no nosso corpo, e o interessante é que quando falamos ou ouvimos sobre bactéria a primeira coisa que vem a mente é algo prejudicial, e esquecemos que seres aparentemente tão insignificantes possui tão grande importância para a saúde humana na regulação do risco de obesidade, asma e alergias por exemplo.

    ResponderExcluir
  22. A informação que o texto traz sobre as bactérias é muito importante, porque quando se fala das mesmas vem logo a ideia de que são nossas inimigas.É muito bom saber que podem desempenhar papeis importantes para nosso organismo, contribuindo com o aparelho digestivo e com nossa saúde.Sabendo que dispomos de grande quantidade de bactérias ,mas que parte delas são benéficas, e contribuem para a evolução, o que falta mesmo é mais conhecimento a respeito do tema.

    lucicleide Ferraz 7º semestre

    ResponderExcluir
  23. Também fiquei assustada com a quantidade de células de bactérias em nosso corpo, isso para mim é novidade. Já tinha a noção de que as bactérias, assim como protozoários, não só exercem papeis negativos. Mas, o que mais me chama atenção no texto é a relação entre o microbioma e a evolução. Esse texto me faz pensar sobre a evolução humana. Me faz pensar o seguinte (fazendo um paralelo com a experiência feita com os cupins): será que o ser humano diminuiu a sua capacidade reprodutiva com o passar dos anos, ao adquirir maneiras mais higiênicas de se alimentar? Se sim, acredito que o microbioma é um elemento importantíssimo para a evolução das espécies. Bem, fica uma questão para se pensar, e se alguém tiver algum conhecimento sobre isso, por favor, compartilhe conosco.

    Fernanda Santana – 7º período

    ResponderExcluir
  24. É de extrema importância a informação da quantidade de bactérias que abrigamos em nosso corpo. Sabemos também que as bactérias nem sempre trazem riscos à saúde humana, muito pelo contrario as mesmas são essenciais para o funcionamento de nosso corpo. Vale lembrar que é muito importante a divulgação dessa informação para a população em geral para a popularização do conhecimento...

    ResponderExcluir
  25. Realmente é assustador a quantidade de bactérias que existe em nosso organismo, para mim a informação é nova.Sabemos que em nosso organismo já existir bactérias e ainda que existem algumas que desempenham funções essenciais, porém o que mais me chamou atenção neste texto foi saber que as mesmas fazem parte do processo evolutivo humano.

    ResponderExcluir
  26. É muita bactéria!!!! Fiquei espantada com a quantidade que existe em nosso organismo. Porém enquanto muitas são prejudiciais, outras são importantes para o nosso organismo. Só não concordo com Bordenstein quando ele fala que "a microbiana é tão importante quanto o gene." :/
    Juliana Custódio 7º semestre

    ResponderExcluir
  27. Nem mesmo as temíveis bactérias são todas prejudiciais a saúde e vida dos seres humanos, algumas são indispensáveis a nossa sobrevivência e fazem parte do nosso processo evolutivo.

    ResponderExcluir
  28. Com esse texto, fica claro que as bacterias
    não são sempre "vilãs".
    Tem fundamental importancia em nossas vidas,
    inclusive na parte evolutiva;
    poderia então dizer que sem as bacterias
    qualquer forma de vida complexa,
    incluindo o ser humano,
    desapareceria rapidamente do nosso planeta.

    Edilaine J. Oliveira

    ResponderExcluir
  29. Não possuia o conhecimento do grande número de bacterias que nos habitava, e que os microrganismos intestinais poderiam afetar a longevidade de um organismo e sua capacidade de reproduzir, e da possibilidade de participarem do processo evolutivo.

    ResponderExcluir
  30. É impressionante saber que nosso organismo também é formado por microorganismos, e muitos agem positivamente exercendo até mesmo algumas funções!!!

    ResponderExcluir