sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Toda regra tem sua exceção!!!

Reportagem indicada pela aluna Elisângela 6º período CCINAT-SBF UNIVASF

IGUAÍ: MULA PARI UMA POTRA

mula-que-pariu-3

Em Iguái a fazenda Lajedão, do pecuarista  Manoel Pinto Freitas (Marotinho), se transformou em um ponto turístico da cidade. O motivo foi gerado pelo acontecimento de algo raro.

Na fazenda de Marotinho, que fica localizada na região do Rio Novo, na Zona rural de Iguaí, uma mula pariu uma potra. O pecuarista explicou ao site “Iguaí Mix”, que é a segunda vez que a mula pariu, em 2011 a mula pariu, mas o filhote não sobreviveu, já que a a mula pisou no intestino do filhote.

Isso é considerado raro, já que a mula é considerada um animal infértil, já que é gerado do cruzamento de duas espécies, no caso o cavalo e o jumento.

O jumento não consegue produzir espermatozóides por isso é estéril. A mula também é estéril porque não pode produzir óvulos. Outra explicação é que tanto o macho quanto a fêmea não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento.

Entretanto, nos últimos 200 anos existem por volta de 60 registros de mulas paridas em todo o mundo, sendo que apenas nas ultimas duas décadas houve confirmação pelo exame do cariótipo.

 

Fonte: http://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1/2013/01/24/iguai-mula-pare-uma-potra/#more-50246



8 comentários:

  1. Esse caso é novidade, porque o cruzamento do equino com o asinino gera uma mula que é um animal hibrido que não reproduz, como esse animal poderia gerar outra vida? Segundo veterinários especialistas em reprodução, esse animal não deve reproduzir! Sendo assim vejo que está situação tem que ser estudada por especialistas para que se chegue a um diagnóstico efetivo sobre o caso.

    Leonésia Leandro, 6º período.

    ResponderExcluir
  2. Será que este é um caso isolado ou poderemos nos deparar com outros mais? Nada é impossível no meio natural, certamente este acontecimento poderá trazer novas teorias sobre espécies híbridas!

    Izabel Carvalho, 6º período.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com a Ciência não é possivel ocorrer esse fenômeno. Pois a mula e o burro são bichos cheios de problemas porque seus pais são de espécie diferente, cujos descendentes são estéreis. A mãe é uma égua e o pai um jumento. A mistura não dá certo. A mula (ou burro, se for macho, já que “mulo” não existe) é forte, boa para trabalhar, mas não se reproduz. O número de cromossomos nos gametas (células sexuais) da égua é 52. O do jumento é 56. “A mula ou o burro nascem com 54”, diz o veterinário Cleyton Eustáquio Braga, da Universidade Federal de Minas Gerais. Esse número cromossômico provoca duas conseqüências. A principal é que o burro não produz espermatozóides e a mula não tem óvulos. Portanto, não geram filhos,entendo como coerente a definição cientifica para este caso, até que se prove o contrário.

    Solineide P. da Silva,7º período.

    ResponderExcluir
  4. Se for falar em relação a ciência é quase que impossível já que para haver o nascimento de uma mula é por meio do cruzamento de dois indivíduos de espécies diferentes e isso acaba por fazer com que a mula seja infértil, para explicar isso é necessário que se tenha um estudo mais aprofundado, mas por por outro lado se for pensar em relação ao criacionismo nada é impossível.

    Larize Teixeira, 7º período.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um fato inédito, nunca tinha visto algo igual.Embora nasçam, cresçam e sejam vigorosos, os híbridos são estéreis, o que revela incompatibilidade dos lotes cromossômicos herdados de pais de espécies diferentes, implicando a impossibilidade de ocorrência da meiose. Não havendo meiose, não há formação de gametas e, consequentemente, não há reprodução. É clássico o exemplo do burro ou da mula, consequência do cruzamento de égua com jumento, pertencentes a duas espécies próximas, porém diferentes. Nesse caso, burro e mula não constituem uma terceira espécie, sendo considerados apenas híbridos interespecíficos.
    A Evolução Biológica (http://ateus.net/artigos/ciencia/a-evolucao-biologica/)

    Luana Almeida,7ºperíodo

    ResponderExcluir
  6. É interessante, observarmos esses fatos que acontecem,, durante muito tempo se teve a ideia que um animal proveniente desse tipo de cruzamento seria infértil, porém esse caso é uma exceção, tendo em vista que já é a segunda vez que isso acontece com o mesmo animal. É uma reflexão a ser feita sobre os conceitos e práticas que a ciência define,que devem ser novamente revistos.

    ResponderExcluir
  7. Esse fato é muito interessante, pois segundo veterinários, a mula não pode gerar, mas tem o aparelho reprodutivo completo. Existem casos de mulas utilizadas como barriga de aluguel, em que embriões originados do cruzamento entre éguas e jumentos são fecundados no animal através de um transplante in vitro. Já esse fato é inédito!!

    ResponderExcluir